Home
My Puzzles
FAQ
Report bug
Collected Puzzles
User listed puzzles
Random Puzzle
Log In/Out

Gil Vicente e Texto Dramático

Gisela Peixoto

Afere os teus conhecimentos sobre Gil Vicente e o texto dramático.

1
2
 
3
       
4
   
5
     
   
6
                 
       
7
               
8
     
       
9
     
10
 
       
 
11
     
12
             
       
13
   
14
     
15
             
16
 
17
     
18
           
       
   
19
           
20
     
21
   
   
22
             
       
     

Across
2.É gerado por personagens tipo que se destacam pelo seu caráter marcadamente insocial e pelos seus defeitos e fraquezas, pelo modo como se apresentam e reagem. Este tipo de cómico é conhecido por cómico de…
6.Texto secundário que situa a ação num contexto e complementa as falas das personagens, informando sobre personagens, espaço e tempo, estrutura externa, tom de voz, gestos e atitudes das personagens, entradas em cena, guarda-roupa, efeitos sonoros e luminotécnicos, etc. Sinónimo de indicação cénica.
7.Cidade onde se pensa que nasceu Gil Vicente.
8.Faz parte da estrutura externa de um ato, constituindo uma divisão deste. Muda cada vez que entra ou sai uma personagem.
9.Cada uma das partes em que se divide um texto dramático, de número variável, normalmente entre um a cinco. No teatro clássico, a cada uma destas partes correspondia um espaço (unidade de lugar), mas esta prática foi mudando ao longo dos séculos.
11.Primeiro nome da pessoa que publicou, em 1562, uma compilação das obras de Gil Vicente.
12.Fala de uma só personagem, sem intervenção de um interlocutor. Pode dialogar consigo mesmo ou com a sua alma, ou fazer uma breve reflexão.
14.Representa um grupo social ou profissional. É a personagem…
15.Agente da ação. Quanto ao relevo, pode ser principal (ou protagonista), secundária (participa na ação sem um papel decisivo) e figurante (não intervém na ação, tendo um papel meramente decorativo). Pode ser caracterizada de forma direta (por autocaracterização ou heterocaracterização) e indireta (deduzida através das suas atitudes, dos seus gestos, comportamentos, sentimentos e símbolos que a acompanham).
18.Quando se analisa a divisão em atos ou cenas, tem-se em conta a estrutura…
19.Processo teatral através do qual uma personagem fala em voz alta, dirigindo-se para o público, mas escondendo o que diz das restantes personagens.
20.Género dramático criado na Idade Média, com peças normalmente com um só ato. Representa cenas profanas, usa um tom cómico e satírico e retrata situações do quotidiano. Reproduz o ambiente popular e burguês da época, narrando episódios cómicos na vida de uma personagem. Subverte muitas vezes a ordem social, usando linguagem grosseira, ambiguidades, o absurdo e o ridículo.
22.Gerado por uma situação ambígua, que “pertence ao mesmo tempo a duas séries de acontecimentos absolutamente independentes, podendo interpretar-se alternadamente em dois sentidos completamente diferentes.” (Henri Bergson). Este tipo de cómico é gerado pelas circunstâncias de atuação das personagens e é conhecido por cómico de…
Down
1.Um dos textos principais do texto dramático; diálogo.
3.Movimento artístico e cultural que dominou o século XVI, que exaltava a dignidade do ser humano e recuperou as civilizações grega e latina.
4.Num texto dramático, este texto secundário surge, normalmente, entre parênteses ou em …
5.Gerado pela linguagem usada por uma personagem, quando esta utiliza, por exemplo, o calão, dialetos ou estrangeirismos adulterados (latim macarrónico, francês, italiano, castelhano, etc.). Este tipo de cómico é conhecido por cómico de…
6.Autor de textos dramáticos.
10.Primeira peça de Gil Vicente a ser representada, também conhecida por Monólogo do Vaqueiro. Começa por Auto da…
13.Gil Vicente é considerado o … do teatro literário português.
16.Fenómeno de cariz económico, social e político que marcou a sociedade quinhentista (a primeira letra é um E).
17.Peça que foi escrita no mesmo ano em que se crê que Gil Vicente terá morrido. Era uma Floresta de quê?
21.Sucessão e encadeamento de acontecimentos que podem conduzir a um desenlace.

Use the "Printable HTML" button to get a clean page, in either HTML or PDF, that you can use your browser's print button to print. This page won't have buttons or ads, just your puzzle. The PDF format allows the web site to know how large a printer page is, and the fonts are scaled to fill the page. The PDF takes awhile to generate. Don't panic!




Google
 
Web armoredpenguin.com

Copyright information Privacy information Contact us