Home
My Puzzles
FAQ
Report bug
Collected Puzzles
User listed puzzles
Random Puzzle
Log In/Out

Pré-Diabetes

Erica C.S. Rodrigues e Prof. Dr. Edson da Silva

Jogo educativo digital sobre pré-diabetes. Instruções: Para jogar, inicialmente leia o texto abaixo com atenção e depois leia as informações em cada número disposto na vertical e na horizontal. A resposta à pergunta ou a palavra que complete a lacuna em cada número é a palavra cruzada do jogo. Pré-diabetes não é o mesmo que diabetes, mas indivíduos com pré-diabetes possuem alto risco de desenvolver o diabetes mellitus tipo 2. Essas pessoas, apesar de não terem diabetes, possuem níveis de glicose (açúcar) no sangue acima do normal recomendado, mas não tão alto para ser diagnosticado como diabetes. Cerca de 25% dos indivíduos com pré-diabetes desenvolverão diabetes mellitus tipo 2 no período de 3 a 5 anos. Por isto, a melhor maneira de descobrir o pré-diabetes é realizar exames laboratoriais que avaliem o nível de glicose ou a taxa de glicemia no sangue. Se você tem pré-diabetes o valor da glicemia para exames realizados em jejum estará entre 100 e 125 mg/dL. Para o teste de 2 horas após a ingestão de 75 gramas de glicose o valor estará entre 140 e 199 mg/dL. Já no exame de hemoglobina glicada (HbA1c), os valores estarão entre as taxas de 5,7 e 6,4%. Mas é possível prevenir este problema? Sim, é mais fácil prevenir do que tratar o diabetes! Mantenha a alimentação saudável, pratique exercícios físicos regularmente, evite o uso de cigarros, reduza o estresse e siga as orientações médicas para manter um estilo de vida saudável.

Fonte: 1). SOUZA, Camila Furtado de et al. Pré- diabetes: diagnóstico, avaliação de complicações crônicas e tratamento. Arquivos brasileiros de endocrinologia & metabologia. São Paulo. Vol. 56, n. 5 (2012), p. 275-284, 2012. 2). OLIVEIRA, José Egídio Paulo de; JUNIOR, R. M. M.; VENCIO, Sérgio. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018. São Paulo: Editora Clannad, p. 91, 2017.

Prof. Dr. Edson da Silva, Diabetes Study Group, Department of Basic Sciences, Federal University of Jequitinhonha and Mucuri Valleys (UFVJM), Diamantina, Brazil. Email: edsons.silva@ufvjm.edu.br

1
2
 
3
4
5
                       
       
       
       
       
     
     
   
 
6
       
   
7
 
8
           
     
   
   
 
 

Horizontal
4.A melhor maneira de descobrir o pré-diabetes é realizar exames laboratoriais que avaliem o nível de GLICOSE NA URINA ou TAXA DE GLICEMIA? (3 Palavras)
6.A pessoa que possui pré-diabetes tem alto risco de desenvolver o diabetes tipo 1. Essa afirmação é VERDADEIRA ou FALSA?
8.Qual substância está aumentada no sangue de uma pessoa que possui pré-diabetes?
Vertical
1.O exame laboratorial de _________ _________analisa o nível de hemoglobinas que sofreram glicação na corrente sanguínea, auxiliando no controle e diagnóstico do pré-diabetes e do diabetes. No pré-diabetes, os valores deste exame estarão entre 5,7 e 6,4%. (2 Palavras)
2.Tanto o diabetes quanto o pré-diabetes são condições que podem ser diagnosticadas em qual líquido ou secreção corporal?
3.Como deve ser o estilo de vida para prevenção do pré-diabetes?
5.O valor do nível de glicose de uma pessoa com pré-diabetes estará na faixa de 140 a 199 mg/dL em exames realizados em JEJUM ou APÓS INGESTÃO de 75 gramas de glicose? (2 Palavras)
7.O valor do nível de glicose de uma pessoa com pré-diabetes estará na faixa de 100 a 125 mg/dL em exames realizados em JEJUM ou APÓS INGESTÃO de 75 gramas de glicose?

Use the "Printable HTML" button to get a clean page, in either HTML or PDF, that you can use your browser's print button to print. This page won't have buttons or ads, just your puzzle. The PDF format allows the web site to know how large a printer page is, and the fonts are scaled to fill the page. The PDF takes awhile to generate. Don't panic!




Google
 
Web armoredpenguin.com

Copyright information Privacy information Contact us