Home
My Puzzles
FAQ
Report bug
Collected Puzzles
User listed puzzles
Random Puzzle
Log In/Out

De onde vem a insulina?

Erica C.S. Rodrigues e Prof. Dr. Edson da Silva

Jogo educativo digital sobre a origem da insulina. Instruções: Para jogar, inicialmente leia o texto abaixo com atenção e depois leia as informações em cada número disposto na vertical e na horizontal. A resposta à pergunta ou a palavra que complete a lacuna em cada número é a palavra cruzada do jogo.

O funcionamento de qualquer máquina depende de algum tipo de combustível, seja ele qual for. No corpo humano não é muito diferente. Para o corpo se manter ativo e realizar todas as tarefas do dia a dia, ele necessita do combustível adequado para gerar energia. Esse combustível é um tipo de açúcar que recebe o nome de glicose. A glicose vem dos alimentos que ingerimos e depois circula no sangue por todo o corpo. O pâncreas é uma importante glândula do corpo humano localizada no abdômen e responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. O pâncreas tem duas porções com funções diferentes: uma é responsável pela produção de suco pancreático, que atua na digestão dos alimentos que comemos; e a outra é a porção endócrina, responsável pela produção de dois hormônios que controlam a quantidade de glicose que circula no sangue para fornecer energia ao corpo. A insulina produzida pelo pâncreas é encarregada de retirar a glicose do sangue e transportá-la para o interior das células do organismo, reduzindo assim os níveis de açúcar no sangue. Se a insulina não é produzida pelo pâncreas ou não funciona bem, ocorre elevação dos níveis de glicose no sangue, ou seja, a hiperglicemia. Isso é o que acontece no corpo da pessoa que desenvolve diabetes!

Fonte: 1). HALL, John E. et al. Guyton & Hall. Tratado de fisiología médica. Barcelona: Elsevier España, SL, 2011. 2). COSTANZO, L. S. Fisiologia. 4ª edição–Editora Elsevier. Rio de Janeiro, 2011.

Prof. Dr. Edson da Silva, Diabetes Study Group, Department of Basic Sciences, Federal University of Jequitinhonha and Mucuri Valleys (UFVJM), Diamantina, Brazil. Email: edsons.silva@ufvjm.edu.br

Word Bank
ABDÔMEN, ENDÓCRINA, EXÓCRINA, GLICOSE, GLUCAGON, HIPERGLICEMIA, INSULINA, PÂNCREAS

1
2
3
               
   
4
             
   
5
   
     
 
6
             
   
 
7
             
   
   
8
               

Horizontal
3.Nome da porção do pâncreas responsável pela produção de suco pancreático que atua na digestão.
4.Região de localização do pâncreas no corpo humano.
6.Hormônio responsável pelo processo de retirada da glicose do sangue para o interior das células:____________
7.Nome da glândula que produz a insulina:____________
8.Qual porção do pâncreas é responsável pela produção dos hormônios insulina e glucagon, a endócrina ou a exócrina?
Vertical
1.Qual é o nome da condição caracterizada pela elevação dos níveis de glicose no sangue, que ocorre quando a insulina não é produzida ou não funciona bem?
2.Qual nome é dado ao açúcar circulante no sangue que fornece energia para o organismo?
5.Nome de um dos hormônios produzidos pelo pâncreas:____________

Use the "Printable HTML" button to get a clean page, in either HTML or PDF, that you can use your browser's print button to print. This page won't have buttons or ads, just your puzzle. The PDF format allows the web site to know how large a printer page is, and the fonts are scaled to fill the page. The PDF takes awhile to generate. Don't panic!




Google
 
Web armoredpenguin.com

Copyright information Privacy information Contact us