Home
My Puzzles
FAQ
Report bug
Collected Puzzles
User listed puzzles
Random Puzzle
Log In/Out

Tipos de diabetes

Prof. Dr. Edson da Silva

O jogo educativo "Tipos de Diabetes" é uma atividade para você revisar as informações atuais sobre os tipos de diabetes que você já conhece. Para jogar você deve ler a descrição de cada questão do jogo e responder qual é o tipo de diabetes descrito. Lembre-se que o diabetes é classificado em diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, diabetes gestacional e outros tipos específicos de diabetes. Além dessa classificação, existe a condição denominada pré-diabetes.

Fontes: I. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) 2017-2018. II. Tipos de Diabetes, Site da SBD (2018).

1
 
 
 
2
                   
 
 
3
                       
 
 
4
                       
 
 
 
5
                   
 
 
 
 

Horizontal
2.Não é um tipo de diabetes, mas o termo é usado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal (≥ 100 e < 126 mg/dL em jejum), mas não o suficiente para um diagnóstico de Diabetes Tipo 2. Pessoas com obesidade, hipertensão (pressão alta) e com alterações nos lipídios (alto nível de LDL ['mau' colesterol] e triglicérides; e/ou baixo nível de HDL ['bom' colesterol]) estão no grupo de alto risco para desenvolver diabetes tipo 2.
3.Nas pessoas com esse tipo de diabetes pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo e o próprio corpo ataca as células que produzem insulina no pâncreas. Este tipo de diabetes representa 5 a 10% do total de pessoas que possuem a doença. (3 Palavras)
4.Diabetes que se desenvolve quando o organismo produz insulina, mas, por algum motivo, as células em seu corpo são resistentes à ação de sua própria insulina ou não produzem insulina suficiente para controlar a taxa de glicose no sangue. Representa cerca de 90% do total de pessoas com diabetes. É mais frequente em adultos, mas crianças também podem apresentá-lo. (3 Palavras)
5.Todas as outras formas menos comuns de diabetes com características variadas que dependem da alteração que provocou o aumento do nível de glicose no sangue. Alguns exemplos incluem diabetes causados por infecções, por defeitos genéticos das células que produzem insulina e algumas doenças do pâncreas. (2 Palavras)
Vertical
1.É o diabetes caracterizado por altas taxas de açúcar (glicose) no sangue ocorridas em gestantes que não têm diabetes. Surge entre a 24ª e a 28ª semana de gravidez, período em que o corpo da gestante produz grandes quantidades de hormônios para ajudar o desenvolvimento do bebê. Neste período o pâncreas normalmente aumenta a produção de insulina para compensar este quadro. Mas em algumas mulheres, este processo não ocorre e elas aumentam o nível de glicose no sangue (hiperglicemia), causando o diabetes. (2 Palavras)

Use the "Printable HTML" button to get a clean page, in either HTML or PDF, that you can use your browser's print button to print. This page won't have buttons or ads, just your puzzle. The PDF format allows the web site to know how large a printer page is, and the fonts are scaled to fill the page. The PDF takes awhile to generate. Don't panic!




Google
 
Web armoredpenguin.com

Copyright information Privacy information Contact us