Home
My Puzzles
FAQ
Report bug
Collected Puzzles
User listed puzzles
Random Puzzle
Log In/Out

O que é diabetes?

Erica C.S. Rodrigues e Prof. Dr. Edson da Silva

Jogo educativo digital sobre diabetes. Instruções: Para jogar, inicialmente leia o texto com atenção e depois leia as informações em cada número disposto na vertical e na horizontal. A resposta à pergunta ou a palavra que completa a lacuna em cada número é a palavra cruzada do jogo. Diabetes mellitus, ou simplesmente diabetes, é uma doença crônica que ocorre por defeitos na produção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido pelo pâncreas. A função da insulina é promover a entrada de glicose (açúcar) para dentro das células do corpo, de forma que a glicose possa ser aproveitada como energia para as diversas atividades como estudar, brincar e trabalhar. O diabetes não escolhe idade, sexo, raça, religião ou cultura. Qualquer pessoa pode desenvolver essa doença em algum momento da vida. Se você não tem diabetes, deve conhecer alguém que possui a doença. Seja seu vizinho, pai, mãe, parente, amigo ou filho de um amigo, sempre tem aquela pessoa que possui diabetes e está próxima de você. Você viu que o diabetes pode desenvolver em qualquer um, portanto, as crianças e os adolescentes fazem parte dessa realidade. O diabetes em crianças e adolescentes é mais comum do que muitos imaginam, podendo ser tanto do tipo 1, quanto do tipo 2 associado à obesidade. Conhecer bem o diabetes, seus sintomas e os cuidados necessários é essencial para conviver melhor com a doença e evitar suas complicações. Prof. Dr. Edson da Silva, Diabetes Study Group, Department of Basic Sciences, Federal University of Jequitinhonha and Mucuri Valleys (UFVJM), Diamantina, Brazil. Email: edson.silva@ufvjm.edu.br

Word Bank
ADOLESCENTES, AÇÚCAR, DIABETES, ENERGIA, HORMÔNIO, LONGO, PÂNCREAS, SEXO

1
         
2
 
 
3
     
 
4
             
 
 
5
 
6
 
7
               
     
8
           
     

Horizontal
1.Qual é o nome do órgão que produz insulina?
3.O diabetes não escolhe idade, ________, raça, religião ou cultura. Por isso, qualquer pessoa pode ter esta doença em qualquer fase da vida, inclusive você.
4.Nome simples que pode ser dado ao termo 'Diabetes Mellitus'.
7.A insulina é um tipo de ______________ produzido pelo pâncreas.
8.No corpo, a glicose é a principal fonte de __________ para as células, sendo usada nas diversas atividades realizadas por nosso corpo, como estudar e trabalhar.
Vertical
2.O diabetes em crianças e _______________ é muito comum e pode estar associado à obesidade.
5.A glicose é um tipo de__________.
6.O diabetes é uma doença crônica. Doença crônica é uma doença que permanece por um período longo ou curto vida?

Use the "Printable HTML" button to get a clean page, in either HTML or PDF, that you can use your browser's print button to print. This page won't have buttons or ads, just your puzzle. The PDF format allows the web site to know how large a printer page is, and the fonts are scaled to fill the page. The PDF takes awhile to generate. Don't panic!




Google
 
Web armoredpenguin.com

Copyright information Privacy information Contact us