Home
My Puzzles
FAQ
Report bug
Collected Puzzles
User listed puzzles
Random Puzzle
Log In/Out

Diabetes nas Escolas 2018

Prof. Dr. Edson da Silva

Jogo educativo digital sobre diabetes nas escolas.

Instruções: Neste jogo de palavras cruzadas você deve ler as informações e preencher o jogo com as palavras que destacadas em CAIXA ALTA! Divirta-se!

Esse jogo foi desenvolvido como uma das atividades de educação em diabetes realizadas com os alunos do Colégio Diamantinense, na cidade de Diamantina/MG e foi usado em atividades presenciais realizadas neste colégio pelo Projeto Diabetes nas Escolas de Diamantina em 13/11/2018.

Prof. Dr. Edson da Silva, Diabetes Study Group, Department of Basic Sciences, Federal University of Jequitinhonha and Mucuri Valleys (UFVJM), Diamantina, Brazil. Email: edson.silva@ufvjm.edu.br

1
             
2
 
3
             
4
       
   
5
                       
6
     
     
7
                         
   
8
                 
   
9
               
 
10
                       
11
             

Horizontal
1.A INSULINA é um hormônio produzido em nosso corpo pelo órgão chamado pâncreas. Todas as pessoas com diabetes tipo 1 e muitas com diabetes tipo 2 dependem da insulina produzida nos laboratórios para controlar a glicose no sangue.
3.O aluno que tem diabetes e faz "xixi" com muita frequência, pode estar com seu diabetes mal controlado. A HIPERGLICEMIA é a elevação da glicose no sangue, que em geral acompanha-se de altos níveis de açúcar eliminados na urina, excesso de urina e maior vontade de urinar, e por isso tem muito sede.
5.Entre os fatores de risco associados ao desenvolvimento do diabetes tipo 2 podemos citar: excesso de peso; histórico familiar de diabetes; alimentação inadequada e SEDENTARISMO.
7.Os principais sintomas de glicose baixa no sangue (HIPOGLICEMIA) incluem: fraqueza, sudorese, boca seca e tontura.
8.O consumo de salgadinhos, refrigerantes, doces, sanduíches e biscoitos recheados está associado ao aumento do número de casos de diabetes tipo 2. Esse tipo de alimento favorece o ganho de peso corporal e a OBESIDADE, esta que é uma importante causa do diabetes tipo 2.
9.A pessoa com diabetes tipo 1 necessita injeções diárias de insulina para manter o açúcar (GLICOSE) no sangue em valores normais. Além disso, o tratamento envolve outros cuidados, entre eles: alimentação saudável e prática de exercícios físicos regulares.
10.O aluno que tem diabetes pode participar das festas dos coleguinhas, de outras festas na escola, assim como qualquer atividade dentro ou fora da escola. Com o NUTRICIONISTA e o médico o aluno aprenderá as recomendações saudáveis para comer, beber e aplicar a insulina corretamente nos dias de festas.
11.O aluno com diabetes pode e deve fazer as aulas de educação física, praticar exercícios e ESPORTES.
Vertical
2.O diabetes tipo 1 pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, é mais comum em CRIANÇAS, adolescentes ou adultos jovens.
4.Os pés e os órgãos como o coração, os rins e os olhos podem ser afetados se o diabetes estiver mal controlado por muito tempo. Quando eles são afetados chamamos isso de COMPLICAÇÕES crônicas do diabetes.
6.A criança que tem diabetes e cuida de sua saúde cresce SAUDÁVEL e poderá trabalhar com qualquer profissão. Pode ser ator, jogador de futebol, padeiro ou médico.

Use the "Printable HTML" button to get a clean page, in either HTML or PDF, that you can use your browser's print button to print. This page won't have buttons or ads, just your puzzle. The PDF format allows the web site to know how large a printer page is, and the fonts are scaled to fill the page. The PDF takes awhile to generate. Don't panic!




Google
 
Web armoredpenguin.com

Copyright information Privacy information Contact us