Home
My Puzzles
FAQ
Report bug
Collected Puzzles
User listed puzzles
Random Puzzle
Log In/Out

Diabetes Gestacional

Erica C.S. Rodrigues e Prof. Dr. Edson da Silva

Jogo educativo digital sobre o diabetes gestacional. Instruções: Para jogar, inicialmente leia o texto abaixo com atenção e depois leia as informações em cada número disposto na vertical e na horizontal. A resposta à pergunta ou a palavra que complete a lacuna em cada número é a palavra cruzada do jogo.

O diabetes gestacional é a intolerância aos carboidratos, diagnosticada pela primeira vez durante a gestação, que pode ou não continuar após o parto. Geralmente se desenvolve perto do terceiro trimestre da gravidez, devido à resistência insulínica, provocada pelos hormônios da gestação. O diagnóstico pode ser confirmando quando a glicemia de jejum apresenta valor maior ou igual a 92 miligramas por decilitro (mg/dL). Inicialmente o tratamento é feito através da adequação da dieta alimentar e a prática de atividade física, respeitando as condições da gestação e evitando o ganho excessivo de peso.Se com isso os níveis glicêmicos se mantiverem elevados, o médico poderá indicar o uso de insulina, com dose individualizada para cada gestante. O diabetes gestacional traz riscos tanto para a mãe quando para o feto e também depois que o bebê nasce. Para todos os casos, o pré-natal é a melhor forma de garantir uma boa saúde para a mãe e o bebê!

FONTE: 1) Sociedade Brasileira de Diabetes. Diabetes mellitus gestacional: diagnóstico, tratamento e acompanhamento pós-gestação, Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, 2017-2018. 2) SEDICIAS,Sheila. Sintomas,dieta e riscos da diabetes gestacional, 2019 <https://www.tuasaude.com>/diabetes- gestacional/. Acesso em: 13/02/2019.

Prof. Dr. Edson da Silva, Diabetes Study Group, Department of Basic Sciences, Federal University of Jequitinhonha and Mucuri Valleys (UFVJM), Diamantina, Brazil. Email: edsons.silva@ufvjm.edu.br

1
2
   
3
                     
   
4
                               
   
   
   
5
 
6
                 
     
     
 
7
               
     
     
     
 
 
8
       
 

Horizontal
3.O diabetes gestacional é a intolerância aos ___________, diagnosticada pela primeira vez durante a gestação, que pode ou não continuar após o parto.
4.Em qual período aproximado da gestação é mais comum manifestar o diabetes gestacional? (2 Palavras)
6.O diabetes gestacional traz riscos tanto para a mãe quando para o feto, inclusive depois do nascimento do bebê. Essa afirmação é VERDADEIRA ou FALSA?
7.Se a gestante apresentar níveis de glicose elevados após o tratamento inicial do diabetes gestacional, qual será a possível prescrição médica?
8.A mulher que teve diagnóstico de diabetes gestacional não precisa se preocupar com os hábitos alimentares e o ganho excessivo de peso após o parto. Depois do nascimento do bebê, a mãe e a criança não correm mais o risco de desenvolver diabetes. Essa afirmação é VERDADEIRA ou FALSA?
Vertical
1.O diagnóstico de ___________ ___________ é confirmando quando a glicemia de jejum apresenta valor maior ou igual a 92 miligramas por decilitro (mg/dL). (2 Palavras)
2.Após o diagnóstico de diabetes gestacional, o tratamento inicialmente é feito por meio da adequação alimentar e prática de ___________ ___________, respeitando as condições da gestação e evitando o ganho excessivo de peso. (2 Palavras)
5.Qual a melhor conduta para acompanhar a gestação e favorecer a saúde do bebê e da gestante?

Use the "Printable HTML" button to get a clean page, in either HTML or PDF, that you can use your browser's print button to print. This page won't have buttons or ads, just your puzzle. The PDF format allows the web site to know how large a printer page is, and the fonts are scaled to fill the page. The PDF takes awhile to generate. Don't panic!




Google
 
Web armoredpenguin.com

Copyright information Privacy information Contact us